COMPETIÇÕES DE JOVENS DA UEFA

 

A Uefa realiza 3 campeonatos inter selecções jovens: Sub 17, Sub 19 e Sub 21

 

A - Sub 17

Competição anual, destinada a jogadores que completam 16 anos no ano da 1ª fase.

1ª Fase

Grupos de 4 equipas disputam mini torneios no mesmo local, em Outubro/Novembro de cada ano. Apuram-se os 2 primeiros classificados e tantos melhor 3º (só contam os jogos com os 2 primeiros), para perfazer 28 equipas.

Fase de Elite

7 grupos de 4 equipas, disputam mini torneios no mesmo local na primavera, apurando os primeiros classificados para a fase final.

Fase Final

O país organizador e os 15 apurados da ronda de elite, são agrupados e 4 grupos de 4, apurando o primeiro para as meias finais

.

B - Sub 19

Competição anual destinada a jogadores que completam 18 anos no ano da 1ª fase.

1ª Fase

Grupos de 4 equipas disputam mini torneios no mesmo local, em Outubro/Novembro de cada ano. Apuram-se os 2 primeiros classificados e o melhor 3º (só contam os jogos com os 2 primeiros), para perfazer 27 equipas.

Fase de Elite

Às 27 equipas apuradas da 1ª fase, junta-se o primeiro do ranking da UEFA, e são divididos em 7 grupos de 4 equipas, disputam mini torneios no mesmo local na primavera, apurando os primeiros classificados para a fase final.

Fase Final

O país organizador e os 7 apurados da ronda de elite, são agrupados e 2 grupos de 4, apurando os 2 primeiros para as meias finais.

NOTA

Quando a fase final é disputada em anos impares, os 3 primeiros classificados de cada grupo da fase final são apurados para o mundial de sub 20

C - Sub 21

Competição bienal, destinada a jogadores que completam 21 anos no ano de arranque da fase de apuramento.

Fase de

apuramento

Inicia-se no ano da fase final anterior, é constituída por grupos de 9 de 5(ou 6) equipas, que disputam jogos a 2 mãos em casa de todos os contentores, apurando-se a 1ª para a fase final.

Play Off

As 4 equipas mehor 2ªs classificadas da 1ª fase são sorteadas para disputarem 2 jogos a eliminar (casa e fora), de modo a apurar mais 2 finalistas

Fase Final

Aos 11 apurados, junta-se o pais organizador, sendo constituídos 3 grupos de 4 que apura o primeiro de cada grupo, mais o melhor 2º para as meias finais.

NOTA

Quando a fase final é disputada no ano anterior à realização dos jogos Olímpicos, a classificação da fase final, define quais os países que são apurados para o torneio olímpico de futebol